O QUE ESTÁ POR TRÁS DA VIA LÁCTEA?
(o enigmático Grande Atrator revelado)
Da nossa posição podemos ver a maioria das galáxias que povoam o universo, mas há uma área que é mais difícil de acessar, é ver o que está por trás da Via Láctea, Sagitário A e além.
A área central de nossa galáxia é como uma barreira de poeira e estrelas que obstrui a luz atrás dela, graças à ajuda de radiotelescópios cada vez mais poderosos podemos começar a ver o que está do outro lado.
Os resultados surpreenderam os astrônomos onde foram encontradas galáxias nunca vistas antes, cerca de 873.000 galáxias que estavam escondidas atrás da Via Láctea. A maioria delas não pertence ao aglomerado de Virgem e estão localizadas a uma distância de 250 milhões de anos-luz, e junto com o grupo local estão se dirigindo para uma anomalia conhecida como o Grande Atrator.
Essa enigmática anomalia está por trás de nossa galáxia e está atraindo milhares de galáxias que compõem o superaglomerado Laniakea (nossa galáxia está contida no Grupo Local, que faz parte do superaglomerado Virgo, que é cercado por quatro aglomerados próximos um do outro, que conhecido como nosso continente galáctico Laniakea, com mais de cem mil galáxias).
Os aglomerados contidos em Laniakea permanecem unidos devido à gravidade e viajam pelo espaço afastando-se de outros aglomerados, ali, onde a gravidade é mínima, a matéria escura exerce seu poder e isso gera estruturas curiosas, semelhantes a redes neurais, onde acumula matéria deixando espaços, buracos no universo.
O Grande Atrator é uma força desconhecida e deve ter muita matéria e está localizada a 200 milhões de anos luz de distância, existe algo extremamente massivo e que não vemos, a força que nos arrasta é de pelo menos 1.000 bilhões de sóis a uma velocidade de 631km /s.
O raio de ação do Grande Atrator cobre mais de 300 milhões de anos-luz, é uma superestrutura invisível, mas detectável graças ao movimento das galáxias.
Em 1986 foi possível conhecer a sua localização, na constelação da Norma, onde existe um grande número de galáxias em colisão.
Na última década, foi detectada uma força de arrasto quatro vezes maior que o grande Atrator chamado constelação Shapley, está localizado atrás do grande Atrator a 650 milhões de anos-luz de distância, é uma grande concentração de galáxias, forma uma única entidade com uma grande força de atração, um superaglomerado muito denso com cerca de 76 mil galáxias e uma massa de cerca de 10.000 bilhões de sóis.
Se a gravidade atua como uma força atrativa, os buracos na teia cósmica preenchidos com matéria escura atuam como repulsão, é aí que obtemos o repulsor bipolar.
A análise dos dados sugere que 44% da atração gravitacional sobre nós é do grande Atrator e os 56% restantes vêm do Superaglomerado Shapley por trás dele.
O grande Atrator existiu há 200 milhões de anos, e como a gravidade deforma o espaço-tempo na velocidade da luz (segundo a relatividade) a força que recebemos dele é um fantasma do passado, não sabemos se hoje mudou de posição ou se é mais poderoso, somos atraídos por relíquias de um passado distante.
Existe um enigma ainda mais misterioso, o DARK FLOW, que está atraindo grandes aglomerados galácticos mais rápido que a expansão do universo, é o caminho para outro universo? O que estará acontecendo nas profundezas desses poderosos atratores? Certamente novos telescópios resolverão esses e outros enigmas para nós e muito em breve descobriremos um novo universo que certamente continuará a nos surpreender.
Tags:
Astronomia