Qualquer objeto em movimento vertical, nas proximidades da superfície terrestre, fica sujeito a uma aceleração constante, devido à atuação do campo gravitacional. Essa aceleração age de tal modo que, ao elevar-se o objeto, o seu deslocamento é retardado e tem a velocidade diminuída, em módulo; e, ao descer, seu movimento é acelerado e há crescimento do módulo da velocidade. Todos os corpos celestes têm um campo gravitacional característico, e a intensidade dessa esfera de atuação se mede pelo valor da aceleração gravitacional (g). A aceleração gravitacional varia de acordo com a latitude, a altitude do local e outros fatores. No entanto, para fenômenos de curta duração e pequeno alcance, como os lançamentos verticais a aceleração gravitacional pode ser considerada constante, com valor aproximado de 9,8 m/s² — que é uma medida fundamental, aferida ao nível do mar e em um local de latitude 45º, denominada valor normal da aceleração gravitacional. No Ensino Médio, para facilitar os cálculos, muitas vezes também se utiliza o valor aproximado de 10 m/s².
LANÇAMENTO VERTICAL
POSTAGENS RECENTES
Ao lançar um objeto para cima ele sobe até determinada altura, para e depois
cai. Se você desejar que o objeto chegue a um ponto mais elevado, sabe que deve
lançá-lo com maior velocidade. Esse é um exemplo de lançamento vertical. A
trajetória descrita é retilínea e vertical; e, desprezando-se a resistência
do ar, o movimento é uniformemente variado.
Quando um corpo é arremessado verticalmente para o alto, pode-se constatar
que o seu movimento:
• é retardado enquanto ele se eleva;
• para instantaneamente no ponto mais alto do trajeto;
• muda o sentido do movimento e passa a ser acelerado na descida
As ferramentas matemáticas necessárias ao estudo do lançamento vertical são as
mesmas empregadas no MUV. Mas é ncessário trocar os nomes das grandezas e seus
símbolos, pela conveniência da nomenclatura. Nas leis de velocidade e posição dos
lançamentos verticais:
• o símbolo de espaço (s) é trocado pelo da altura (h);
• o símbolo da aceleração escalar (a) é substituído pelo da aceleração gravitacional (g).
DICA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL:
Créditos:
Yamamoto, Kazuhito
Física para o ensino médio, vol. 1 : mecânica /
Kazuhito Yamamoto, Luiz Felipe Fuke. -- 4. ed. --
São Paulo : Saraiva, 2016.
Suplementado pelo manual do professor.
Bibliografia.
ISBN 978-85-472-0573-7 (aluno)
ISBN 978-85-472-0574-4 (professor)
1. Física (Ensino médio) I. Fuke, Luiz Felipe.
II. Título.
Luz, Antônio Máximo Ribeiro da
Física : contexto & aplicações : ensino médio /
Antônio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz
Alvarenga Álvares, Carla da Costa Guimarães. --
2. ed. -- São Paulo : Scipione, 2016.
Obra em 3 v.
1. Física (Ensino médio) I. Álvares, Beatriz
Alvarenga. II. Guimarães, Carla da Costa.
III. Título.