Atividade lúdica Conceitos de Ondulatória através da Música
A quantidade de fenômenos da natureza que envolvem conceitos de ondulatória é amplo e diversificado. A variedade de sons produzidos pelos instrumentos musicais baseia-se na superposição de ondas estacionárias, tanto nas cordas de instrumentos como a guitarra e o piano, bem como na coluna de ar dos tubos que formam os instrumentos de sopro e nas superfícies vibrantes dos instrumentos de percussão. Até o simples fato de falar têm origem nas vibrações produzidas nas cordas vocais. Assim, o movimento ondulatório consiste em uma agitação capaz de transportar energia, sem o transporte de matéria. As ondas são classificadas quanto a natureza em: mecânica, que precisa de um meio material para existir, como exemplo as ondas propagando na água, ar, metal, etc.; e eletromagnética, que não precisam de um meio material para existir e se propagam no vácuo, como exemplo a luz, raios-X, ondas de rádio, etc. Além disso, quanto ao tipo de vibração têm-se: longitudinal e transversal, no qual a vibração está na mesma direção de propagação ou na direção perpendicular, respectivamente. Quanto a direção de propagação, podem-se propagam em uma (unidimensional), duas (bidimensional) ou três (tridimensional) direções, como exemplo ondas em uma corda, ondas na superfície de um lago e o som, respectivamente.
Esta atividade envolve:
Conceito de onda.
Classificação das ondas quanto à forma de
vibração; natureza; e direção de propagação.
Conhecimentos prévios:
O movimento ondulatório pode ser observado
no seu cotidiano?
Onde?
Materiais
Letra da Paródia ao lado.
Playback da música Baile de Favela.
Caixa de som.
Teste seus conhecimentos…
1 – O que são ondas?
2 – Como são classificadas as ondas em relação a direção de propagação? Qual a diferença entre elas? 3 – Como são classificadas as ondas em relação a forma de vibração? Qual a diferença entre elas?
4 – Como são classificadas as ondas quanto a natureza? Qual a diferença entre elas?
5 – Cite dois exemplos de ondas se propagando em uma dimensão. E classifique-as quanto a forma de vibração e natureza.
6 – Cite dois exemplos de ondas se propagando em duas dimensões. E classifique-as quanto a forma de vibração e natureza.
7 – Cite dois exemplos de ondas se propagando em três dimensões. E classifique-as quanto a forma de vibração e natureza.
Referências
Guia didático para o Ensino de Ondas, Mestrado Profissional de Ensino de Física – MNPEF/ Polo 59/ UFAC. Disponível em http://www2.ufac.br/mnpef/menu/produtos-educacionais/helio-evangelista-da-silva.pdf
Guia didático para o Ensino de Ondas, Mestrado Profissional de Ensino de Física – MNPEF/ Polo 59/ UFAC. Disponível em http://www2.ufac.br/mnpef/menu/produtos-educacionais/helio-evangelista-da-silva.pdf
Luz, Antônio Máximo Ribeiro da Física : contexto & aplicações : ensino médio / Antônio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares, Carla da Costa Guimarães. -- 2. ed. -- São Paulo : Scipione, 2016. Obra em 3 v. 1. Física (Ensino médio) I. Álvares, Beatriz Alvarenga. II