Los profesores de la UNAJMA, ubicada en la ciudad de Andahuaylas, en el departamento de Apurímac (Perú) presentaron esta iniciativa como un proyecto eco amigable para hacerle frente a la actividad minera que ha alterado numerosos ecosistemas, así como en el deterioro de la salud Das pessoas; que também podem substituir os produtos químicos utilizados para fins semelhantes.
A invenção denominada 'Biopolímero à base de fécula de batata nativa da variedade Allca Sipas e mucilagem nopal com capacidade de remoção de metais pesados', é capaz de remover até 73% dos metais pesados da água que estão presentes em resíduos de esgoto, produto de resíduos de mineração.
Este foi desenvolvido por David Choque Quispe, Carlos Alberto Ligarda Samanez e Betsy Suri Ramos Pacheco, professores da Universidade. A equipe também é formada por Aydeé Marilú Solano Reynoso, Yudith Choque Quispe e Diego Peralta Guevara, membros da comunidade universitária.
O segundo lugar nesta categoria foi ocupado por Norma Nélida Gamarra Mendoza e Raúl Nilton Gamarra Poma, da Universidade Nacional do Peru Central, com a invenção 'Bioinseticidas à base de capsaicinoides da placenta de ají panca (Capsicum Baccatum) para o controlo do gorgulho do milho (Sitophilus Zeamais) (Zea Mayz)»; enquanto o terceiro lugar foi para Irma Geralda Horna Hernández, com a invenção 'gelo glacial nucleating reflexivo geostructure', uma invenção projetada para facilitar a criação de gelo.
CRÉDITOS
0 Comentários