Os docentes, que lecionam na Universidade Federal de Viçosa (UFV), estão entre os 6.600 pesquisadores de vários países, em 22 áreas do conhecimento. Divulgada desde 2014, a edição 2021 do levantamento foi publicada no último dia 16. Ao todo, o Brasil está representado com 21 estudiosos de 12 instituições. O professor Adriano Nesi foi pesquisador no Instituto Max-Planck de Fisiologia Molecular de Plantas, na Alemanha. Seus estudos estão relacionados, especialmente, ao metabolismo de carboidratos e interações entre o metabolismo mitocondrial e outras vias metabólicas em plantas. Já o professor Murilo Zerbini se dedica à virologia vegetal. Atualmente, os estudos do docente têm como objetivo compreender os mecanismos que favorecem a transferência de vírus de plantas não cultivadas para plantas cultivadas, bem como a emergência de novos vírus em plantas cultivadas.
Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados: 2.622 ao todo. Em seguida, aparecem a China, com 934, e o Reino Unido, com 492. A Universidade de Harvard (EUA), que obteve 214 pesquisadores citados, é a instituição com maior número de representantes.
Já no Brasil, a USP é a universidade com maior número de docentes citados. Sete docentes da Universidade de São Paulo (USP) estão entre os pesquisadores mais influentes do mundo. Além da Universidade Federal de Viçosa, a Universidade Estadual de Campinas e o Instituto Federal do Rio de Janeiro tiveram dois pesquisadores mencionados. As universidades federais do Piauí, do Rio Grande do Sul, de Santa Maria, de Pelotas, de São Carlos, a Universidade Federal Fluminense, o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária tiveram um pesquisador citado cada.
Créditos
Dois mineiros estão entre 21 pesquisadores do Brasil mais citados no mundo, JORNAL ESTADO DE MINAS. Disponível em https://www.msn.com/pt-br/noticias/educacao/dois-mineiros-est%C3%A3o-entre-21-pesquisadores-do-brasil-mais-citados-no-mundo/ar-AAR19La?ocid=ob-fb-ptbr-Noticias
0 Comentários