Um grupo de cientistas da Nova Zelândia descobriu novas espécies de animais vivendo em um rio de água doce a 500 metros de quilômetros de profundidade, abaixo de uma grossa camada de gelo na Antártica a centenas de quilômetros da borda da plataforma de gelo Ross.
A descoberta foi feita durante uma pesquisa conduzida para investigar os impactos da mudança climática no local. Mas quando eles perfuraram o gelo e entraram no rio, sua câmera foi cercada por anfípodes, pequenas criaturas da mesma linhagem de lagostas, caranguejos e ácaros.
“Por um tempo, pensamos que algo estava errado com a câmera, mas quando o foco melhorou, notamos um enxame de artrópodes de cerca de 5 mm de tamanho”, disse Craig Stevens, da Niwa.
O líder do projeto, Huw Horgan, da Universidade Te Herenga Waka Victoria de Wellington, foi o primeiro a avistar o estuário, depois de espiar um sulco no gelo enquanto estudava imagens de satélite da plataforma de gelo Ross.
“Observar e provar este rio foi como ser o primeiro a entrar em um mundo oculto.” Huw Horgan
Instrumentos foram deixados no rio para observar seu comportamento, disse ele, enquanto pesquisadores de laboratório investigariam o que torna a água única.
“Aqui estamos nós, em um canto esquecido do mundo, vendo influências em tempo real de eventos que pareciam mundos distantes. Foi bastante notável.”
CRÉDITOS:
Hidden world’ of marine life discovered in Antarctic ‘river’ under ice, THEGUARDIAN. https://www.theguardian.com/world/2022/jun/06/hidden-world-of-marine-life-discovered-in-antarctic-river-under-ice
0 Comentários