Telescópio Espacial James Webb acaba de descobrir um planeta que pode ter uma superfície oceânica coberta de água líquida, localizado na zona habitável.

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) descobriu evidências de moléculas baseadas em carbono na atmosfera de um suposto mundo oceânico. Esta é a primeira vez que moléculas baseadas em carbono foram descobertas na atmosfera de um exoplaneta na zona habitável.

O chamado planeta Hycean K2–18 b tem cerca de duas vezes o tamanho da Terra e orbita na zona habitável de uma estrela localizada a 120 anos-luz do nosso sistema solar.

O planeta extra-solar ou exoplaneta conhecido como K2-18 b é um alvo tentador para os astrônomos enquanto procuram vida além do sistema solar, já que pesquisas e observações anteriores com o Telescópio Espacial Hubble indicaram que o planeta poderia ser um oceano ou " Mundo Hycean" repleto de água líquida - um ingrediente vital para a vida. K2–18 b tem um raio entre duas e três vezes maior que o da Terra e está localizado a 120 anos-luz de distância do sistema solar .

Os novos resultados mostraram vestígios de dióxido de carbono e metano na atmosfera de K2–18 b sem detectar amônia, o que provavelmente indica um oceano de água sob uma atmosfera rica em hidrogênio.

“Nossas descobertas ressaltam a importância de considerar diversos ambientes habitáveis ​​na busca por vida em outros lugares”, disse Nikku Madhusudhan, principal autor da pesquisa e cientista da Universidade de Cambridge, em um comunicado .

"Tradicionalmente, a procura de vida em exoplanetas tem-se concentrado principalmente em planetas rochosos mais pequenos , mas os mundos Hyceanos maiores são significativamente mais propícios a observações atmosféricas."

Uma ilustração do exoplaneta K2–18 b, que reside na zona habitável da sua estrela e é agora conhecido por ter moléculas à base de carbono na sua atmosfera. (Crédito da imagem: NASA, ESA, CSA, Joseph Olmsted (STScI))