Você sabia por que objetos aquecem (queimam, desintegram) quando entram na atmosfera?

Você sabia por que objetos aquecem (queimam, desintegram) quando entram na atmosfera? 



Basicamente aquece porque dissipa energia. Este aquecimento é importante se entrar na atmosfera a velocidades muito altas. Se você entrar em um balão até a estratosfera e cair, a energia dissipada na atmosfera é pouca e o aquecimento será imperceptível.


Mas para ser entendido, isso requer a explicação de alguns conceitos.


A atmosfera tem uma densidade que “impede ” o movimento. Se andarmos, praticamente não sentimos o ar (a menos que haja vento). Mas se formos correndo, podemos ficar sem boné. Se aumentarmos a velocidade e formos de bicicleta, podemos perceber que nos atrasa um pouco. Se continuarmos aumentando a velocidade, em um carro, a força do ar é muito forte e estamos com dificuldade em manter a mão firme fora da janela. Este fenômeno chama-se atrito e aumenta com a velocidade.


Este fenômeno é tão importante que carros, comboios e aviões (e até mesmo motos e capacetes de bicicletas) são projetados de forma aerodinâmica para que a atmosfera os trave o menos possível. Quando um veículo se move, carrega uma quantidade de energia. Ao ser impedido pela atmosfera essa energia é liberada sob a forma de calor. A 200 ou 1000km/h esse calor não é relevante.


Mas ainda há outro fenômeno: a compressão. Quando um objeto (meteorito, cápsula espacial) entra na atmosfera a velocidades de 20 mil ou 30 mil km/h encontra uma “parede ” que o trava por atrito mas também porque o ar vsado do objeto é comprimido antes que possa escorrer pelos lados. Tente comprimir uma bomba desses manuais para encher as rodas das bicicletas. Vais ver como aquece.


Um objeto que entra na atmosfera sofre ambos os fenômenos, atrito e compressão do ar à frente dele. Perde velocidade muito rápido. Essa perda de velocidade é perda de energia que é transferida para o meio aquecendo-o. Isso faz com que, se a velocidade for alta, fique quente tanto até ficar incandescente.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem