O colo do útero é a zona de transição entre o canal vaginal e o útero. Eu o descrevo como um “portal”, pois os espermatozoides, os fluidos menstruais... e o bebê durante o parto passam por esse pequeno orifício!
O colo do útero muda constantemente e é diferente em cada mulher dependendo da idade, paridade e estado hormonal. Além disso, varia ao longo do ciclo menstrual.
Durante a fase fértil, ele fica mais macio, mais alto e seu orifício se abre levemente para facilitar a entrada dos espermatozoides, ficando macio como uma bochecha.
Em vez disso, durante a menstruação, torna-se mais rígido (semelhante à ponta do nariz) e desce para permitir o fluxo do sangue.
Durante a gravidez, o colo do útero é protegido pelo tampão mucoso. E quando falamos em dilatação no parto, estamos nos referindo à abertura do colo do útero.
Primeiro, torna-se mais macio e fino, reduzindo a distância entre o colo do útero e o útero, um fenômeno que chamamos de “apagamento”.
Depois, o buraco começa a se expandir até atingir os 10 cm de dilatação necessários para o parto... É incrível como funciona o corpo humano!
Tags:
Medicina