transplante de rim de porcoEscola de Medicina Marnix E. Heersink
Uma equipe de pesquisadores americanos anunciam que conseguiram transplantar com sucesso dois rins de porco geneticamente modificados para um homem que estava em morte cerebral.
Este xenotransplante - transplante de órgãos entre espécies diferentes - foi realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina Heersink, da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB), EUA. Os resultados foram publicados nesta quinta-feira em um artigo na revista American Journal of Transplantation.
A investigação ocorreu em três fases . Na primeira fase, avaliou-se a compatibilidade sorológica entre o porco doador e o humano receptor, e extraiu-se os rins do humano. A segunda fase, a fase de transplante, durou cerca de 4 horas. Os rins foram transplantados separadamente usando técnicas convencionais para esse tipo de operação. A terceira fase, a fase pós-transplante, durou cerca de 74 horas. Durante esse tempo, o humano receptor estava na sala de cirurgia recebendo cuidados intensivos de enfermagem, além de ser monitorado.
O estudo foi possível graças à United Therapeutics Corporation - empresa de biotecnologia que concedeu uma bolsa da UAB - e à Revivicor, Inc - subsidiária da United Therapeutics Corporation que forneceu o porco geneticamente modificado.
Créditos
0 Comentários